"Raízes da Curiosidade - Tempo de Ciência e Arte" - Lançamento de livro

Raízes da Curiosidade - Tempo de Ciência e Arte
(c)CCB/Manuel Ruas Moreira

 De duas sementes lançadas em 2012 (o convite público aos artistas para apresentação de propostas lançado pelo CCB e o início do projeto Transversalidades da Fábrica das Artes), nasceu "Raízes da Curiosidade - Tempo de Ciência e Arte" uma proposta multidisciplinar que envolveu artistas e neurocientistas e cujo fruto final é o livro com DVD que será lançado já na próxima sexta-feira, 20 de Novembro.

Coproduzido pelo Centro Cultural de Belém e pela Fundação Champalimaud, “Raízes da Curiosidade – Tempo de Ciência e Arte” foi desenvolvido a partir de uma proposta de três cientistas (Ana Rita Fonseca, Patrícia Correia e Samuel Viana), da qual resultaram uma performance/conferência, um conjunto de oficinas interativas, uma instalação e uma conferência internacional.

Este livro, que inclui ainda o documentário da realizadora Cláudia Varejão, oferece o registo e a reflexão desta experiência, com textos de todos os artistas e cientistas envolvidos, assim como um texto da autoria da coordenadora e programadora da Fábrica das Artes, Madalena Wallenstein, e prefácio de António Damásio.

A sessão de lançamento irá decorrer no dia 20 de Novembro, às 18h00, na Sala Sophia de Mello Breyner do Centro Cultural de Belém. A apresentação será feita por Luís Miguel Girão (artista transdisciplinar, fundador da Artshare e investigador no campo do cruzamento entre arte, ciência e tecnologia) e contará com a presença dos autores e do Presidente do Conselho de Administração da Fundação Centro Cultural de Belém.

No final da apresentação será ainda projetada, em estreia, a segunda parte do documentário de Cláudia Varejão.

Cena da performance/conferência Raízes da Curiosidade
(c)CCB/Manuel Ruas Moreira


Raízes da Curiosidade - Tempo de Ciência e Arte

Textos de
Madalena Wallenstein, Ana Rita Fonseca, Patrícia Correia, Samuel Viana, Maria Gil, Tiago Barbosa, Gil Costa, Alex Gomez-Marin, Sara Anjo, Filipe Raposo, Ana Pereira, Teresa Gentil, Maria Inês Vicente, Catarina Vasconcelos, Thiago Gouvêa

Documentário de
Cláudia Varejão

Prefácio de
António Damásio

Comentários

Mensagens populares