Sou filha das ervas - Ciclo Pharmácia Amália

A convite da Fábrica das Artes, o grupo Maria Monda, composto por Sofia Portugal, Susana Quaresma e Tânia Cardoso, juntou-se ao guitarrista Rodrigo Crespo e à violoncelista Catarina Anacleto para criarem "Sou filha das ervas - Cantigas para o coração", um espetáculo intimista baseado nos versos e cantigas de Amália Rodrigues.



Depois de uma actuação para assinalar a inauguração da instalação Pharmácia Amália, no dia 13 de fevereiro, deveriam ter sido feitas mais três actuações em Fevereiro, Março e Abril, mas a terceira destas teve de ser cancelada na sequência do esforço nacional de contenção do novo coronavírus (SARS-CoV-2). No entanto, as actuações que decorreram foram um enorme sucesso, com casa e corações sempre cheios.



Também em fevereiro deste ano, as Maria Monda lançaram o seu primeiro álbum, com título homónimo, a que o Diário de Notícias e a Lusa chamaram de "A 'lufada de ar frescro' que a música portuguesa precisa".



Sou filha das ervas - Cantigas para o coração

«Na casa do botão do meu vestido azul cabem poemas, quadras soltas e canções de antigamente. Cabe um amor marinheiro, que acende um cravo na boca, e outro amor tão pequenino como um grão de arroz. Cabem laranjas, tangerinas, cabras cabrochas, bichos-de-conta, pintainhos e galochas. Cá vamos cantando, cantando, cá vamos chorando, chorando, Cantando, chorando e rindo… Entre o cheiro do jasmim e as ervinhas do chão, cantamos cantigas para o coração. Ai Maria, ai Maria, ai Maria, são três vozes à capella pelas ruas a brincar, de pedra, pedrinha a pedrinha, corremos ao som das cantigas, paramos só pr’a cantar. Nesta casa portuguesa, de quatro paredes caiadas, escutamos, com toda a certeza, os versos e as cantigas de Amália!»

- Texto de apresentação do espetáculo no programa de actividades da Fábrica das Artes

Ficha artística

Maria Monda Sofia Adriana Portugal, Susana Quaresma, Tânia Cardoso (vozes, percussão)
Músicos convidados Rodrigo Crespo (guitarra), Catarina Anacleto (violoncelo)
Coprodução A Monda Teatro-Música, CCB/Fábrica das Artes


Galeria
Fotografias: CCB/Manuel Ruas Moreira















Comentários

Mensagens populares