A Tartaruga e o Menino do Mar | Online (2021)
Teatro e ilustração | Ana Sofia Paiva e Margarida Botelho
O filme A Tartaruga e Menino do Mar foi criado a partir do espetáculo com o mesmo nome, que esteve em cena de 20 a 31 de outubro de 2020, na Fábrica das Artes do CCB.
Uma criação de Ana Sofia Paiva e Margarida Botelho a partir de um conto de tradição oral recolhido em Cabo Verde. A história ancestral narrada e ilustrada ao vivo encontrou-se na Fábrica das Artes com a vida marinha presente na exposição No Fundo Portugal é Mar, de Graça Castanheira.
Este espetáculo tem um Jogo-Atlas associado que pode ser descarregado e impresso em casa para jogar em família.
Descarregue aqui.
Esta programação gira em torno da reposição da exposição No Fundo Portugal É Mar, agora disponível em versão virtual.
Com base em imagens cedidas pela Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), captadas pelo ROV Luso, um robô telecomandado que desce a seis mil metros de profundidade, e por uma equipa de mergulhadores, deslocamo-nos entre a revelação dos fundos marinhos, o imenso absurdo do lixo plástico que o mar nos devolve.
Os sentidos desta exposição desdobram-se para o encontro do Mar com as Artes (teatro, música, histórias e ilustração), com múltiplos formatos: espetáculos, oficinas, palestras, visitas guiadas e formações.
Estas propostas acordam-nos para a beleza e o amor, para a vida da terra e o mar na cidade dos homens, na sua história, nas forças políticas que se afrontam. O futuro é uma escolha que está para ser feita, tal como um rumo, um horizonte, uma nave largada no mar.
Ficha Técnica
Criação e dramaturgia:
Ana Sofia Paiva e Margarida Botelho
Narração Ana Sofia Paiva
Ilustração ao vivo Margarida Botelho
Direção de fotografia Mário Rainha Campos
Edição de vídeo Inês Janeiro
Desenho de som Marco Oliveira
Voz do menino Gabriel Campos
Colaboração científica:
CCB/Fábrica das Artes
Galeria
Comentários
Enviar um comentário