Cultura É Educação - Residência artística Caótica

Terminou na semana passada mais uma etapa do projeto Cultura É Educação. Ao longo de quatro semanas, entre 19 de Novembro e 11 de Dezembro, António-Pedro e Caroline Bergeron, diretores artísticos da Caótica, estiveram com a Fábrica das Artes na Escola Básica de São Bruno para uma residência artística que envolveu alunos e professores.


Em apenas cinco sessões com cada turma (uma do 4º ano e outra do 7º), António-Pedro, Caroline Bergeron e Madalena Wallenstein (coordenadora e programadora da Fábrica das Artes do CCB) desenvolveram um pequeno espetáculo criado em total parceria com os alunos que foi então apresentado no auditório da escola. No processo, os alunos e os professores que os acompanharam puderam conhecer o sistema de trabalho da Caótica e aprender algumas das ferramentas práticas e intelectuais que os diretores artísticos da companhia utilizam regularmente no seu trabalho.

Em paralelo, a Caótica levou a cabo também duas sessões de formação artística com os professores daquele agrupamento de escolas.

Cultura É Educação é resultado de uma parceria com o agrupamento de Escolas de S. Bruno, o Ministério da Educação, a Rede Comunidades de Aprendizagem e o Plano Nacional das Artes. Aproveitando as recentes disposições que vieram conferir às escolas a possibilidade de gestão autónoma e flexível do currículo, Cultura É Educação propõe-se contribuir para a transformação social e cultural da atual configuração escolar.

Saiba mais informação aqui.


Galeria:
Fotografias ©Manuel Ruas Moreira




















Comentários

Mensagens populares