Depois do Espanto - Recordar a conferência (1ª parte)

Em Maio deste ano, a Fábrica das Artes organizou uma conferência que se apresentou como um forte espaço de reflexão e debate sobre a programação e a criação artística para a infância.

Durante dois dias, a conferência Depois do Espanto foi o epicentro de um importante debate e troca de ideias que contou com a presença de figuras como Walter Omar Kohan (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Catarina Silva Martins (Faculdade de Belas Artes do Porto), Maria de Assis (Fundação Calouste Gulbenkian), Jorge Ramos do Ó (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa), Rui Pina Coelho (Escola Superior de Teatro e Cinema) e Elisabete Paiva (Festival Materiais Diversos), entre outros.

Este foi também o palco para o lançamento do livro "Nós pensamos todos em nós" e estreia do documentário que o acompanha (realizado por Graça Castanheira com Madalena Wallenstein), onde, partindo de um ano de programação da Fábrica das Artes, diversos artistas e pensadores de várias áreas do conhecimento revelam os seus processos, objectivos e inquietações no que diz respeito à criação artística para a infância. (Livro + DVD à venda no site e na bilheteira CCB).


Fotografia da folha de sala da conferência "Depois do Espanto" e capa do livro "Nós todos pensamos em nós" (edições Centro Cultural de Belém, 2016)  / (c)Manuel Ruas Moreira


Segue-se o texto de divulgação publicado no programa de actividades do CCB e na folha de sala da conferência:

"A conferência propõe um espaço de reflexão e debate sobre a programação artística e a criação artística para a infância, a receção pelos públicos e as relações que se têm estabelecido entre infância e arte no âmbito das Instituições Culturais. No primeiro dia iremos partilhar o projeto de programação desenvolvido pela Fábrica das Artes do CCB durante o ano 2015 – Best Of Fábrica das Artes. Tratou-se da revisitação de algumas das criações apresentadas ao longo dos últimos anos e da abertura de espaços de escuta e de debate com artistas, equipa e públicos - crianças, jovens, educadores. Sendo a Fábrica das Artes um projeto educativo, envolvendo públicos infantojuvenis e dedicando-se à criação no âmbito das artes performativas, várias interrogações, ao longo da experiência dos últimos sete anos, vinham-se levantado quanto ao sentido dos termos desta fórmula. Que arte é própria para a infância? O que é a infância? Que infâncias se assumem na programação? Que espantos e curiosidades são aqui ativados? O que é um objeto artístico para a infância? Como pensam os artistas as infâncias dos públicos nos seus processos de criação? Qual o valor da experiência estética e artística para estes públicos? O que é artisticamente educativo para a infância? Encomendámos à Graça Castanheira um filme documental, filmado ao longo de todo o ano, um meta-objeto que regista as várias dimensões deste projeto e cuja estreia abrirá a conferência. Ainda no primeiro dia, será também assinalado o lançamento do livro “Nós pensamos todos em nós”, que documentará todo este projeto. No segundo dia, a conferência propõe a abertura ao debate público alargado e, além dos artistas do projeto, convida oradores de diversas áreas do conhecimento a cruzar este campo específico da criação artística. É a partir desta transversalidade que as questões sobre conceções de infância, criação artística e educação serão abordadas."


Como foi o programa

20 DE MAIO, 2016 

17h00 Abertura - Elísio Summavielle - Presidente da Fundação Centro Cultural de Belém

17h15 Lançamento do livro "Nós pensamos todos em nós" - Madalena Wallenstein

17h30 Graça Castanheira - Realizadora

18h00 Estreia do documentário "Nós pensamos todos em nós"

19h20 Debate aberto



21 DE MAIO, 9h30-18h00

9h30 Abertura

10h00 Walter Kohan - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - "A infância de todos nós"

10h30 Catarina Silva Martins - Faculdade de Belas Artes do Porto - "(Im)possibilidade de um devir: A educação artística que se pensa"

10h50 Maria de Assis - Fundação Calouste Gulbenkian

11h45 Debate - Moderação por Raquel Ribeiro dos Santos

14h30 Jorge Ramos do Ó - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa - "Sobre o tradicional cerco à inventividade infanto-juvenil e o amanhã da escola como uma comunidade de iguais"

15h00 Rui Pina Coelho - Escola Superior de Teatro e Cinema - "O espectador mais alto da sala"

15h20 Elisabete Paiva - Festival Materiais Diversos - "Quando eu programo, I feel just like a child"

16h15 Debate - Moderação por Inês Fonseca Santos

17h15 Relato de Judite Canha Fernandes

17h30 Performance/relato de Margarida Mestre - “ESPANTO final. Transfronteiriço...”




Estejam atentos a este espaço. Em breve iremos disponibilizar vídeos dos melhores momentos da conferência.

Por enquanto, aqui ficam os vídeos promocionais da conferência (com material retirado do documentário "Nós pensamos todos em nós").







Comentários

Mensagens populares