Festival 10 anos de Caos - Sopa Nuvem - A última apresentação

No âmbito do Festival 10 Anos de Caos, foi apresentada ontem a derradeira apresentação de Sopa Nuvem - Um thriller gastronómico, espetáculo da Caótica que nasceu no CCB há oito anos e que se despede agora dos palcos.

António-Pedro em Sopa Nuvem - Um thriller gastronómico

«Mais do que "baseado numa história verídica", Sopa Nuvem é uma história verídica onde todos os personagens são reais: um documentário-ao-vivo.
António-Pedro conta-nos a sua história: o seu filho lembra-se do avô que morreu e, mais que tudo, da sopa de feijão que ele tão bem fazia. António parte então numa viagem, para dentro e fora de si, à procura da misteriosa receita do seu pai.
Pela janela da sala, transformada em ecrã, António fala com o seu filho pelo Skype, entrevista velhas tias e amigos do seu pai, entra no filme para comprar feijões. Sempre em relação com o ecrã, toca a banda-sonora e vai cozinhando a sopa seguindo contraditórias indicações. Será que conseguirá descobrir a receita e fazer a sopa do seu pai ao seu filho?
Com este pai que procura não só fazer uma sopa, mas sobretudo aceitar a sua perda, mergulhamos na vida de um homem normal, evocando, com humor e ternura, a morte, a passagem de testemunho, a família e o amor que tudo atravessa.
Sob encomenda da Fábrica das Artes, o espetáculo foi apresentado em 2011, tendo seguido para digressão nacional e internacional com cerca de 150 apresentações entre Portugal, França, Suíça e Itália, ganhando o prémio para o melhor espetáculo do Festival Momix 2014, em França.

Após uma longa vida onde foi visto por mais de 20 mil espectadores, Sopa Nuvem despede-se dos palcos na sala que o viu nascer.»

- in, programa de sala Festival 10 Anos de Caos



«O espetáculo Sopa Nuvem encantou-me porque, com uma simplicidade extrema, consegue ter a força de um filme de Fellini.»
- Cristina Cazzola, Diretora do Festival Segni D'Infanzia (Itália)


«Como evocar o amor filial e as memórias e fazer uma história universal que nos pode tocar a todos? Pela simplicidade da proposta, a sinceridade, o humor, mas também pudor. Cada elemento que faz parte deste espetáculo chega e está no seu sítio certo. Há em Sopa Nuvem ao mesmo tempo muita profundidade e muita leveza, muitos sorrisos e muita emoção.
A vida, simples e enorme, para guardar bem perto de nós aqueles que amámos.»
- Fréderique Meichler - L'Alsace (França)


«Sopa Nuvem é um espectáculo raro, de honesto e sincero que é. É, com efeito, um espectáculo poderosíssimo, indispensável – a meu ver – para qualquer idade.»
- Rui Pina Coelho, crítico (in, "No meio do caos, a Companhia Caótica", blogue CCB/Fábrica das Artes, Janeiro, 2016) 




Sopa Nuvem - Um thriller gastronómico é um dos espetáculos representados no livro "Nós pensamos todos em nós" acompanhado pelo documentário homónimo da realizadora Graça Castanheira. Disponível no site do CCB.




Sopa Nuvem 
24 a 27 Outubro, 2019
Sala de Ensaio do Pequeno Auditório
M/6 anos
55 minutos


Ficha artística

Conceção e dramaturgia António-Pedro e Caroline Bergeron
A partir de uma ideia original de António-Pedro
Cocriação Gonçalo Alegria
Encenação Caroline Bergeron
Interpretação, composição e realização de filme António-Pedro
Interpretação e Operação de som e vídeo Rui Rebelo
Cenário Caroline Bergeron
Desenho de luz Nuno Figueira
Produção executiva Ana Rita Osório
Assistência de produção, ensaios e cenografia Miguel Estanislau
Interpretação no filme José Maria Lobo Antunes, Cândido Ferreira e António-Pedro
Câmara António-Pedro, Leonor Noivo e António Vasques
Montagem Leonor Noivo e António-Pedro
Pós-produção de som Moz Carrapa
Convidados especiais Bigodes Band
Apoios Kodak, Accca, Dupla Cena, Soazilope Lda., República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes e Câmara Municipal de Lisboa

Comentários

Mensagens populares