Festival 10 anos de Caos - Festejar o tempo que passa

Começou esta semana e decorre até 2 de Novembro o Festival 10 anos de Caos, uma celebração do décimo ano de existência da Caótica e da sua cumplicidade com a Fábrica das Artes do CCB.

Festival 10 anos de Caos
Imagem ©Caroline Bergeron

Nestes primeiros dias, pudemos recordar o espetáculo Sopa Nuvem - Um thriller gastronómico, que terá hoje a sua derradeira apresentação depois de uma carreira muito rica, a conferência/espetáculo A Grande Invasão, que inclui uma visita final à exposição Novas Sereias: Mitos, ritos e ditos, e Na Barriga, um espetáculo para bebés que nos leva a nascer de novo. Em paralelo, está também a decorrer uma projeção contínua dos Filmes da Caótica, curtas-metragens, documentários e videoclipes realizados por António-Pedro ao longo da vida da companhia.

Na semana que se segue, vamos apresentar 5 fábulas para não adormecer, um espetáculo de marionetas sem palavras para maiores de 3 anos, Crevescer - Um thriller existencial, um espetáculo de cinema, música e teatro, e vamos abrir as portas ao público em geral para a exposição Novas Sereias - Mitos, Ditos e Ritos, além de continuarmos com as projeções contínuas dos Filmes Caótica.



Nas palavras da companhia:

"Em 2019 celebramos com alegria 10 anos a trabalhar para todas as infâncias. Desde 2009 que somos parteiros de muitos espectáculos, filmes, concertos, instalações, formações, publicações, encontros, exposições e conferências, principalmente para crianças e jovens, mas também para famílias e adultos. Em suma, para todos.

Ao longo desta década viajámos por Portugal e pelo estrangeiro cumprindo uma parte fundamental do nosso motor de vida – partilhar, o mais que podemos, as nossas inquietações, invenções e deslumbramentos. Completar, com os espectadores, a vida destes objectos comunicantes que gostaríamos que fossem experiências, mais do que espectaculares, transformadoras.
No princípio dos tempos era o Caos, onde tudo estava junto e por dividir. Nós somos deste caos bom, aquele que é também o da infância que tudo mistura. A música, o teatro, o cinema, as artes visuais, a filosofia, a sociologia, a gastronomia, a performance, a realidade, a ficção, o humor, a poesia, a tristeza e a alegria.
Para esta festa – que também celebra 10 anos de cumplicidade entre a Caótica e a Fábrica das Artes – seleccionámos:

O Sopa Nuvem – Um thriller gastronómico, para nos despedirmos, 8 anos depois, desta história de família para famílias.
O Na Barriga, para voltarmos a nascer da maneira que quisermos.
As 5 fábulas para não adormecer, para sairmos da sala abraçados uns aos outros.
A Grande Invasão, para confiarmos no desconhecido.
O Crevescer – Um thriller existencial, para festejar o tempo que passa.
As Novas sereias: Mitos, ritos e ditos, para começar a inventar um novo mundo.
Os Filmes da Caótica, para darmos a conhecer o que fazemos fora dos palcos.

Para além do público, partilhámos estes 10 anos com muitos atores, técnicos, produtores, designers, figurinistas, cineastas, músicos, cenógrafos, filósofos, programadores, carpinteiros, agentes, ilustradores, criadores, cozinheiros, patrocinadores, amigos. A eles, agradecemos profundamente o contributo para a nossa história.
Existir todos estes anos foi também um acto de resistência e teimosia. Criamos porque queremos um mundo diferente. E vamos continuar a insistir."

- António-Pedro e Caroline Bergeron
in programa de sala Festival 10 anos de Caos




O programa de sala do festival, com informação adicional, pode ser descarregado aqui.


- Filmes da Caótica | Cinema | 24 out a 2 nov
- A grande invasão | Conferência-espetáculo | 24, 25 e 27 out
Sopa Nuvem - Um thriller gastronómico | Teatro-cinema-música | 24 a 27 out
Na Barriga | Teatro e marionetas | 24 a 27 out
Novas sereias: Mitos, ritos e ditos | Exposição | 29 out a 2 nov
5 Fábulas para não adormecer | Marionetas | 29 out a 2 nov
Crevescer - Um thriller existencial | Cinema-música-teatro | 30 out a 2 nov


Comentários

Mensagens populares