Festival 10 anos de Caos - A Grande Invasão

Durante a primeira semana do Festival 10 Anos de Caos (que continua a decorrer até amanhã, 2 de Novembro), a Fábrica das Artes acolheu mais uma vez A Grande Invasão, de Caroline Bergeron.

Tasso Adamopoulos e Catarina Santana em A Grande Invasão
Fotografia (c)Manuel Ruas Moreira


Nesta conferência/espetáculo, a atriz Catarina Santana no papel de conferencista, com Tasso Adamopoulos na operação de luz e vídeo, relata a chegada de um grupo de sereias à vila de Alcochete e a sua consequente encarceração pelo Instituto Nacional dos Oceanos. Aqui, a fantasia e a ciência confundem-se, deixando o público sem saber ao certo o que é verdade ou invenção.

A Grande Invasão já tinha passado pelo CCB em Novembro de 2016, depois de estrear na Culturgest em Março desse mesmo ano, e, desde então, foi apresentada diversas vezes, dentro e fora de Portugal.


A Grande Invasão from Caótica on Vimeo.

«A Grande Invasão é uma conferência que confunde, alegremente e sem vergonha, ciência e fantasia, criando uma impostura jubilatória que ridiculariza suavemente a nossa maneira de viver. D. Catarina, a conferencista, testemunha e documenta, por intermédio de fotografias, ilustrações e vídeos, o seu encontro e vivência quotidiana com um grupo de Sereias. Estas terão provocado uma epidemia de generosidade e hipersensibilidade junto daqueles que estiveram em contacto com elas. Mas de relato documentado, o objetivo da conferência transforma-se num pedido de ajuda ao espectador… Uma alegoria contemporânea sobre o outro e diferentes formas de viver e conviver.»



«Sempre gostei de ficção científica. Tendo lido e relido alguns clássicos do género, continuo, apesar da repetição, fascinada por estes mundos inventados que me fizeram olhar o nosso de uma maneira sempre diferente. Isto explica de alguma forma que tenha vindo a inventar a minha própria civilização… Reinventar será mais exato, pois apropriei-me do mito das sereias para o transformar à minha maneira, numa espécie de ‘sociologia poética’, próxima de mim e das minhas inquietudes face ao mundo em que vivemos. As minhas sereias enfrentam o mundo com bravura, com as diversas ferramentas ‘psico-poético-orgânico-mágicas’ que inventei para elas. O afecto é o seu mais potente factor de mudança e o ditado preferido delas é: "Quando uma sereia chora, todas as sereias choram"».

- Caroline Bergeron


A Grande Invasão
24, 25 e 27 de Outubro, 2019
Espaço Fábrica das Artes
M/8 anos
75 minutos


Ficha artística

Autoria, direção artística e encenação Caroline Bergeron
Interpretação e colaboração na dramaturgia Catarina Santana
Operação de luz e vídeo e interpretação Tasso Adamopoulos
Desenho de luz Jochen Pasternacki
Participação em vídeo e fotografia Catarina Santana, Paula Diogo de Carvalho, Maila Dimas, Vasco Diogo, Miguel Antunes, Francisco Campos, Nicolas Brites, Cláudia Andrade, Patricia Almeida, Miguel Chaves, António-Pedro e Gaspar Vasques
Efeitos especiais Guilherme Pina
Ilustrações Antoine Blanquart
Imagem, fotos, realização e montagem de filmes António-Pedro
Produção executiva Stage One
Residência Espaço do Tempo, Centro Cultural Vila Flôr
Coprodutores Fundação Caixa Geral de Depósitos – Culturgest (Lisboa, Portugal), Centro Cultural Vila Flôr (Guimarães, Portugal), Teatro Municipal da Guarda (Guarda, Portugal), Centre Culturel Pablo Picasso (Homécourt, França) e Théâtre de Villeneuve-Lès-Maguelonnes (França)
Apoio República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes e Câmara Municipal de Lisboa
Espetáculo coproduzido no âmbito da Rede 5 Sentidos.
Estreia nacional na Culturgest em março de 2016


Galeria
Fotografias ©Manuel Ruas Moreira







Comentários

Mensagens populares