Festival 10 Anos de Caos - Novas sereias: Mitos, ritos e ditos

Ao longo da segunda semana do Festival 10 Anos de Caos, esteve aberta ao público, entre 29 de outubro e 2 de novembro, a reposição de Novas Sereias: Mitos, ritos e ditos, uma exposição que mistura ciência e ficção, realidade e fantasia.


Com curadoria da "sereia honorária" Caroline Bergeron, a exposição descrevia vários aspectos do mundo das sereias - do seu habitat à anatomia, dos rituais de acasalamento aos rituais funerários - num formato reminiscente de um qualquer museu de história natural.

Aqui, o público podia apreciar ilustrações da autoria do sereio Kru (na verdade ilustradas pelo artista plástico Antoine Blanquart) que representavam várias facetas das vidas e da cultura das sereias. Também à vista do público estavam réplicas de bracilagens, um elemento da anatomia sereica descrito na exposição como «uma espécie de barbatana que cresce no antebraço das sereias. Trata-se de um "diário íntimo" orgânico que cresce ao longo da vida delas e onde todos os acontecimentos afetivos, familiares e amorosos ficam marcados num código que os especialistas começaram há pouco tempo a decifrar».


«É um povo estranho, de uma humanidade profunda, mas que, paradoxalmente, soube guardar o seu lado furiosamente animal. Uma sociedade com os seus códigos, os seus rituais, que, na sua busca de fertilização, efectua uma espécie de transumância humana... a sua espécie está ameaçada por uma
implacável ameaça: o aborrecimento. Sim, porque as mudanças são tão essenciais para a sereia como a água ou os alimentos. E para sobreviverem a este aborrecimento fatal tiveram de sair da água. Isto aconteceu um dia em Alcochete...»



Novas Sereias: Mitos, ritos e ditos
29 de outubro a 2 de novembro, 2019
Espaço Fábrica das Artes
M/6 anos
60 minutos


Ficha artística

Mergulhadora principal Caroline Bergeron
Ilustrações Sereio Kru em colaboração com Antoine Blanquart
Colaboração submarina Paulo Fernandes, Catarina Mota e António-Pedro
Coprodução CCB/Fábrica das Artes

A exposição Novas Sereias: Mitos, ritos e ditos é uma reposição. Foi aberta ao publico pela primeira vez em Novembro de 2016 para a programação da Fábrica das Artes do CCB.


Galeria:

Exposição Novas Sereias: Mitos, ritos e ditos
©Manuel Ruas Moreira





Comentários

Mensagens populares