Oficina de História Amália - Ciclo Pharmácia Amália
Depois de uma primeira sessão decorrida no dia 15 de fevereiro, e com uma nova sessão prevista para março, a Oficina de História Amália foi mais uma das atividades da Fábrica das Artes canceladas devido à crise que agora afecta todo o planeta.
Nesta oficina inserida no ciclo Pharmácia Amália, o professor de história Bernardo Salgado levava os participantes numa visita à instalação Pharmácia Amália, convidando-os a debruçarem-se sobre o contexto político e socioeconómico em que viveu Amália Rodrigues.
«Neste encontro entre filhos, pais, netos e avós, iremos assumir uma atitude de detetives do passado, procurar factos e tendências que nos ajudem a compreender como se organizava o quotidiano dos habitantes de Lisboa entre 1920 e 1999, com especial enfoque no período do Estado Novo (1932-1974). Iremos construir uma cronologia comparativa entre História de Portugal, a vida de Amália e as histórias das famílias participantes a partir de jogos e debates sobre as características políticas da ditadura e da democracia.»
Através da elaboração de uma cronologia colectiva, comparando os eventos das vidas das suas famílias com os da vida da fadista, os participantes descobriam ligações inesperadas e emergia uma compreensão mais clara de alguns dos momentos chave do regime ditatorial do Estado Novo.
A oficina terminava com um animado quiz na plataforma Kahoot, em que os participantes competiam em equipas. Aliás, quem quiser ainda pode participar neste mesmo quiz até ao próximo dia 5 de maio, clicando aqui.
Bernardo Salgado
Nascido em 5 de junho de 1973, formou-se em História na Universidade Nova de Lisboa em 1996. Em 1998 concluiu a especialização em Ensino da História na mesma universidade. Nesse mesmo ano iniciou a sua carreira enquanto professor. Passou por diversas experiências e realidades escolares, tendo assegurado a docência de disciplinas como História do 3.º ciclo e Secundário, História e Geografia de Portugal do 2.º ciclo, Oficina de Expressão Dramática, Área de Projeto, Estudo Acompanhado, Formação Cívica, Área de Integração, entre outras, em escolas públicas, privadas ou profissionalizantes. Desde o início da sua carreira investiu em formações paralelas no âmbito da Educação Artística, tendo concluído, entre outras formações, uma pós-graduação em Ensino Artístico - Teatro e Educação na Universidade do Algarve. Também obteve formação como contador de histórias e gestão de bibliotecas, tendo mais recentemente concluído o Mestrado em Gestão de Informação e Bibliotecas Escolas da Universidade Aberta. Atualmente desempenha funções como Professor Bibliotecário na Escola Básica com 3.º ciclo de São Bruno em Caxias e é coordenador de escola do projeto "Cultura É Educação".
Galeria:
Nesta oficina inserida no ciclo Pharmácia Amália, o professor de história Bernardo Salgado levava os participantes numa visita à instalação Pharmácia Amália, convidando-os a debruçarem-se sobre o contexto político e socioeconómico em que viveu Amália Rodrigues.
«Neste encontro entre filhos, pais, netos e avós, iremos assumir uma atitude de detetives do passado, procurar factos e tendências que nos ajudem a compreender como se organizava o quotidiano dos habitantes de Lisboa entre 1920 e 1999, com especial enfoque no período do Estado Novo (1932-1974). Iremos construir uma cronologia comparativa entre História de Portugal, a vida de Amália e as histórias das famílias participantes a partir de jogos e debates sobre as características políticas da ditadura e da democracia.»
- Sinopse da oficina no programa de atividades da Fábrica das Artes
Através da elaboração de uma cronologia colectiva, comparando os eventos das vidas das suas famílias com os da vida da fadista, os participantes descobriam ligações inesperadas e emergia uma compreensão mais clara de alguns dos momentos chave do regime ditatorial do Estado Novo.
A oficina terminava com um animado quiz na plataforma Kahoot, em que os participantes competiam em equipas. Aliás, quem quiser ainda pode participar neste mesmo quiz até ao próximo dia 5 de maio, clicando aqui.
Bernardo Salgado
Nascido em 5 de junho de 1973, formou-se em História na Universidade Nova de Lisboa em 1996. Em 1998 concluiu a especialização em Ensino da História na mesma universidade. Nesse mesmo ano iniciou a sua carreira enquanto professor. Passou por diversas experiências e realidades escolares, tendo assegurado a docência de disciplinas como História do 3.º ciclo e Secundário, História e Geografia de Portugal do 2.º ciclo, Oficina de Expressão Dramática, Área de Projeto, Estudo Acompanhado, Formação Cívica, Área de Integração, entre outras, em escolas públicas, privadas ou profissionalizantes. Desde o início da sua carreira investiu em formações paralelas no âmbito da Educação Artística, tendo concluído, entre outras formações, uma pós-graduação em Ensino Artístico - Teatro e Educação na Universidade do Algarve. Também obteve formação como contador de histórias e gestão de bibliotecas, tendo mais recentemente concluído o Mestrado em Gestão de Informação e Bibliotecas Escolas da Universidade Aberta. Atualmente desempenha funções como Professor Bibliotecário na Escola Básica com 3.º ciclo de São Bruno em Caxias e é coordenador de escola do projeto "Cultura É Educação".
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