Pharmácia Amália - A instalação

À semelhança do que aconteceu com o resto do país e do mundo, a corrente pandemia que assola o planeta forçou a Fábrica das Artes a interromper todas as suas actividades com público em curso. Da mesma forma, foi necessário cancelar toda a programação futura da presente temporada.



No centro da programação que decorria à altura da implementação do estado de emergência em Portugal, estava a instalação Pharmácia Amália, de Teresa Gentil. Esta instalação era o eixo central de um ciclo de actividades focado na vida e obra de Amália Rodrigues, ciclo esse que incluía dois espectáculos, uma oficina, cinco visitas performativas diferentes e duas sessões de conversas com música.

Pharmácia Amália inaugurou no dia 13 de Fevereiro e deveria continuar aberta ao público até 4 de Abril. A inauguração contou com uma actuação do grupo Maria Monda e uma pequena performance de Vasco Batista, um dos actores responsáveis pelas visitas performativas.




«A música é um bom remédio para as nossas maleitas diárias e a prova disso é que a «auto prescrevemos» e a usamos para nos energizar, acalmar, motivar e confortar. A música acompanha os nossos momentos de solidão e de reflexão, mas, também, os de partilha e de celebração.
Amália Rodrigues compreendia muito bem o poder da interpretação musical, utilizando a sua voz para nos conduzir através das emoções mais básicas e dos sentimentos mais refinados.
Nesta instalação, vamos ouvi-la e senti-la, prescrevê-la para os estados de espírito que definem a nossa humanidade enquanto, retrospetivamente, desenhamos os principais momentos da sua carreira artística, da sua vida e dos contextos políticos e sociais que a sua voz viveu e acompanhou.
Na Pharmácia Amália encontramos três cabines para três emoções. Em cada cabine está um fármaco sonoro sobre o qual existe uma bula com toda a informação necessária para a correta administração. Este é o ponto de partida para um percurso sobre a vida da fadista. »

- Texto de apresentação da instalação no programa de actividades da Fábrica das Artes



As três cabines da Pharmácia Amália

- Maria Lisboa - Tónico energizante


- Formiga Bossa Nova - Solução auditiva anti-stress


- Limão de Amargura - Loção cardíaca anti-inflamatória



Para ler as bulas e descobrir qual a correcta administração destes "fármacos sonoros", consulte o jornal da exposição:

Jornal da Exposição (PDF)

 Jornal da Exposição Pharmácia Amália (PDF)


Galeria:

Pharmácia Amália - Inauguração da instalação 

Pharmácia Amália - Inauguração da instalação
Teresa Gentil, criadora, e Elísio Summavielle, presidente da Fundação CCB

Pharmácia Amália - Inauguração da instalação
Elísio Summavielle, presidente da Fundação CCB 

Pharmácia Amália - Inauguração da instalação
Teresa Gentil, criadora, e Madalena Wallenstein, coordenadora e programadora da Fábrica das Artes


Pharmácia Amália - Inauguração da instalação
Vasco Batista, actor

Pharmácia Amália - Inauguração da instalação
Atuação do grupo Maria Monda (Sofia Adriana Portugal, Susana Quaresma e Tânia Cardoso)








Comentários