Cultura é Educação - Conclusão 2019/2020

Com o conclusão do ano lectivo, concluiu-se também o primeiro ano do projeto Cultura É Educação com uma apresentação final para todos os professores envolvidos, desta vez por Zoom.

Pouco tempo antes da pandemia ganhar a dimensão avassaladora que agora se conhece, ainda foi possível levar a cabo a última residência artística que estava prevista para este projecto, na Escola Básica de São Bruno, em Caxias.

Margarida Botelho com alunos da Escola Básica de São Bruno
Fotografia ©CCB / Manuel Ruas Moreira


Depois de residências com membros das Sopa de Pedra, em Setembro de 2019 em preparação para o festival Big Bang, e com Caroline Bergeron e António Pedro, diretores artísticos da Caótica, em Novembro e Dezembro, os alunos e professores da escola puderam trabalhar com Ana Sofia Paiva, Margarida Botelho e José Grossinho, da equipa artística do espetáculo Mininu, em Fevereiro e Março deste ano.



Com Ana Sofia Paiva, actriz e contadora de histórias extraordinária, os alunos tiveram um pequeno vislumbre sobre o mundo dos contadores de histórias, explorando as interligações entre vários contos, a sua estrutura, temas e técnicas narrativas. 



Com Margarida Botelho, artista plástica com uma longa experiência na publicação de livros infantis, os alunos fizeram pequenos filmes em stop motion, para os quais eles próprios criaram os bonecos e as histórias, utilizando técnicas habitualmente utilizadas pela Margarida no seu trabalho. 


Com José Grossinho, músico e sonoplasta, os alunos elaboraram um disco baseado em músicas das suas infâncias, cantadas por elementos das suas famílias. Além de recolherem as gravações em casa, os alunos captaram na escola todos os elementos sonoros do disco, utilizando objectos do quotidiano e os seus próprios corpos para produzir os sons necessários. Esses elementos fora depois trabalhados por José Grossinho para serem integrados no disco final que foi mais tarde enviado aos alunos e professores envolvidos.

Cultura É Educação é resultado de uma parceria com o agrupamento de Escolas de S. Bruno, o Ministério da Educação, a Rede Comunidades de Aprendizagem e o Plano Nacional das Artes. Aproveitando as recentes disposições que vieram conferir às escolas a possibilidade de gestão autónoma e flexível do currículo, Cultura É Educação propõe-se contribuir para a transformação social e cultural da atual configuração escolar.
~
O projeto irá prosseguir no ano lectivo de 2020/2021 com o Agrupamento de Escolas de São Bruno e irá expandir a sua área de acção a novas escolas, com novas propostas e formatos adequados à nova realidade. 


Galeria
Fotografias ©CCB / Manuel Ruas Moreira












Comentários

Mensagens populares