A Tartaruga e o Menino do Mar | Estreia Absoluta (2020)

História e ilustração ao vivo | Ana Sofia Paiva e Margarida Botelho

                                                               

Numa ilha distante, no princípio do mundo, nasceu um menino que, em troca da prosperidade eterna dos homens, foi entregue à grande tartaruga, guardiã do mar e dos seus mistérios profundos. 

A história, narrada com voz de sal e ondulada com desenho vivo, acompanhará os sete anos de aventura deste menino. Cada ano de vida será um mergulho até ao deslumbrante e enigmático reino do fundo mais fundo do oceano. 

Um conto da tradição oral dos povos insulares, agora reinventado na costa atlântica para reencontrarmos, juntos, os caminhos do mar. 

Temporada 2020/2021 - Entre Arte e Educação


PROGRAMA INSERIDO NO CICLO NO FUNDO PORTUGAL É MAR

Esta programação gira em torno da reposição da exposição No Fundo Portugal É Mar, agora disponível em versão virtual

Com base em imagens cedidas pela Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), captadas pelo ROV Luso, um robô telecomandado que desce a seis mil metros de profundidade, e por uma equipa de mergulhadores, deslocamo-nos entre a revelação dos fundos marinhos, o imenso absurdo do lixo plástico que o mar nos devolve. 

Os sentidos desta exposição desdobram-se para o encontro do Mar com as Artes (teatro, música, histórias e ilustração), com múltiplos formatos: espetáculos, oficinas, palestras, visitas guiadas e formações. 

Estas propostas acordam-nos para a beleza e o amor, para a vida da terra e o mar na cidade dos homens, na sua história, nas forças políticas que se afrontam. O futuro é uma escolha que está para ser feita, tal como um rumo, um horizonte, uma nave largada no mar. 


Ficha Técnica
Criação e dramaturgia Ana Sofia Paiva e Margarida Botelho
Narração Ana Sofia Paiva
Ilustração ao vivo Margarida Botelho





Comentários