Ciclo No Fundo Portugal é Mar (2020)




No fundo Portugal é Mar - Instalação multimédia

Graça Castanheira

25 set a 5 dez 2020

Instalação vídeo de Graça Castanheira, criada com base em imagens cedidas pela Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC). Os vídeos utilizados na instalação foram captados por mergulhadores e pelo ROV Luso, um robô telecomandado que desce a seis mil metros de profundidade.

Também dentro da exposição, em três vitrinas, estava apresentada uma minúscula amostra do trabalho de Ana Pêgo, bióloga marinha, de recolha de objetos de plástico (em especial brinquedos) nas praias portuguesas ao longo de anos. Ana Pêgo realizou um exaustivo trabalho de identificação e catalogação da origem destes exemplares da espécie Plasticus maritimus desde 2015.

Mesmo depois do término do ciclo, a exposição continuara disponível em formato digital. Para quem não a pôde visitar e para quem a visitou e deseja regressar.

A visita virtual está aqui.


Conversas com mar - Conversas online

Com Mónica Albuquerque

25 set a 5 dez 2020

Um conjunto variado de conversas para escolas em que a bióloga marinha Mónica Albuquerque abordou uma miríade de temas ligados ao mar. Recorrendo à sua vasta experiência na EMEPC (Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental) e tirando partido do acesso privilegiado aos recursos da entidade, a bióloga revelou segredos escondidos no fundo do mar e explicou como e porque exploramos o mundo subaquático.

Atividade integrava o programa de divulgação científica da EMEPC – Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental. Estas conversas continuam disponíveis diretamente através da EMEPC, aqui.


Olhares sobre o mar - Mini-palestras online

Com profissionais do mar

26 set a 5 dez 2020

Mini palestras com especialistas, conhecedores e amantes do mar e de todos os seus mistérios: biólogos marinhos, uma piloto de ROV, um investigador em robótica marítima, uma geóloga e uma educadora ambiental.

26 set - Mónica Albuquerque e Inês Tojeira (biólogas marinhas)

24 out - Andreia Afonso (técnica/piloto de ROV)

31 out - Luísa Pinto Ribeiro (geóloga)

7 nov - Nuno Vasco Rodrigues (mergulhador e fotógrafo subaquático)

14 nov - Luís Sebastião (investigador em robótica marinha) e Luísa Pinto Ribeiro (geóloga marinha)

5 dez - Ana Pêgo (bióloga marinha / educadora ambiental)


A tartaruga e o menino do mar - Teatro / ilustração

Ana Sofia Paiva e Margarida Botelho

20 a 24, 27 a 31 out 2020

Numa ilha distante, no princípio do mundo, nasceu um menino que, em troca da prosperidade eterna dos homens, foi entregue à grande tartaruga, guardiã do mar e dos seus mistérios profundos. A história, narrada com voz de sal e ondulada com desenho vivo, acompanhará os sete anos de aventura deste menino. Cada ano de vida será um mergulho até ao deslumbrante e enigmático reino do fundo mais fundo do oceano. Um conto da tradição oral dos povos insulares, agora reinventado na costa atlântica para reencontrarmos, juntos, os caminhos do mar.


A menina do mar, de Sophia de Mello Breyner Andressen - Teatro / música

Carla Galvão, Filipe Raposo e Beatriz Bagulho. A partir da música de Bernardo Sassetti

5 a 7 nov 2020

A atriz Carla Galvão, o pianista e compositor Filipe Raposo e a ilustradora Beatriz Bagulho transportam para o palco a história A Menina do Mar, de Sophia de Mello Breyner Andresen, a partir da música de Bernardo Sassetti.


Plasticus maritimus, Realidade aumentada - Oficina

Ana Pêgo

17 a 21, 24 a 28 nov 2020

A biodiversidade marinha é, atualmente, acompanhada pela infinidade de formas, cores e dimensões de uma nova espécie, Plasticus maritimus.

Esta espécie está a criar grandes problemas nos oceanos. As outras espécies marinhas ingerem-na a pensar que é alimento ou ficam presas porque não conseguem vê-la. Mas nós vamos torná-la visível. Selecionando alguns exemplares desta espécie encontrados nas praias das redondezas, vamos criar imagens mágicas de seres marinhos e fazê-los crescer recorrendo a um retroprojetor.


Plasticus maritimus, Uma espécie invasora - Formação

Ana Pêgo

12 e 14 de nov 2020

A cada hora que passa, mil toneladas de plástico vão parar aos oceanos. O equivalente a um camião cheio de plástico, por minuto. Já é tempo de fazermos alguma coisa.

Plasticus maritimus é uma nova espécie que está a invadir todos os ecossistemas marinhos do planeta e a causar uma infinidade de problemas. Para a dominar, é urgente conhecê-la, saber o que é, de onde vem, quais são os impactos da utilização descontrolada do plástico e o que se pode fazer para minimizar o problema. Mas também é bom saber como é que, a brincar, podemos vencê-la.

Nesta formação, explorando tanto o lado científico, como o lado artístico, será valorizada a parte prática onde são dadas ferramentas para que possam aplicar em sala de aula. Através dos professores, eleva-se o conhecimento dos alunos sobre o oceano, a vontade de o proteger e promove-se também uma alteração de comportamentos.


Ir ao fundo e voltar, Um mergulho às profundezas da história - Formação

Ana Sofia Paiva e Margarida Botelho

19, 21, 26 e 28 nov 2020

Com Margarida Botelho, a partir da história A Tartaruga e o Menino do Mar, vamos pensar na ilustração sequencial e no livro-cenário como ferramentas para construir histórias sobre a nossa relação com o mar. Iremos aprofundar temas como ecossistemas marinhos, proteção dos oceanos, ecologia, esperança, adversidade e superação, ilhas e sonhos. 
Com Ana Sofia Paiva, a partir do conceito visual de monomito, de Joseph Campbell, iremos mapear a nossa história e os seus múltiplos caminhos. Será preciso escutá-la de novo, conversar sobre ela, colocar-lhe perguntas. Navegar em ideias para aprofundar sentidos.

Guiados pelo condão mágico de ouvir e contar, vamos mergulhar para conhecer, conhecer para proteger – e regressar à tona mais capazes de refazer o nosso próprio caminho de volta ao mar.




Comentários