Um filme nas minhas mãos: livros animados | Formação

Dora Batalim SottoMayor e Bruno Caetano com músicos 


Uma oficina em três sessões para adultos interessados em livros infantis. Uma proposta para mergulhar na ilustração e entender com maior profundidade a linguagem sequencial dos livros-álbum e porque se vem reclamando a designação «oitava arte» para os enquadrar. Nesse sentido, da observação de diferentes tipologias de livros com imagens, à sua significação através do corpo, faremos pontes entre esta gramática artística e a pedagogia com o olhar posto na ideia de uma leitura ampla do mundo e de como estes livros são ideais para nos ajudar a fazê-lo.

E, para que o impulso se cumpra em movimento, das páginas de livros voarão imagens, através do jogo com brinquedos óticos.
Os primórdios do cinema apoiando e estendendo a leitura inicial dos álbuns, no segundo encontro, com a aprendizagem de algumas regras básicas de animação e a noção de que todos podem fazer uma sequência animada.

A música virá consolidar a ideia de sequencialidade, através das suas próprias regras discursivas, capazes de edificar ambientes e abrir hipóteses e novos sentidos, mas também, o poder de oferecer coesão. Nesta última sessão, e na confluência destas várias linguagens plásticas, esperamo-nos capazes de leituras mais profundas e ampliadas na nossa capacidade de exploração dos maravilhosos objetos chamados livros.


Saiba mais aqui.


Ficha Técnica:

Conceção e realização

Dora Batalim SottoMayor

Bruno Caetano

Bruna de Moura

Longo

Duarte Carvalho

José Cavaco

Guilherme Fortunato


Comentários