A rainha vai ao cinema – Livros animados

Dora Batalim SottoMayor e Bruno Caetano com músicos

©Dora Batalim SottoMayor

Oficina para famílias sobre livros infantis, cinema de animação e composição sonora e musical (em continuidade)


Uma oficina em duas sessões para famílias. Conduzida por ilustrações, esta é uma proposta divertida para ler livros infantis de outras maneiras. Um desafio imersivo e em conjunto — pais, mães, crianças e outras famílias — sublinhando o poder significativo das imagens e de como todas as pessoas podem expressar a sua individualidade através delas.


A plasticidade deste encontro passará também pela experiência direta com brinquedos óticos — com nomes tão estranhos e engraçados como taumatrópio, fenacistoscópio ou zootropo —, pela produção de pequenos loops animados e composições sonoras e musicais. Nesta passagem concreta de leitor a autor, oferecemos o entendimento e a fruição das bases da leitura sequencial e também, por isso, do cinema.


Saiba mais aqui.


PROGRAMA INSERIDO NO CICLO MÚSICA-CINEMA-AÇÃO!


O ciclo Música – Cinema – Ação! explora os universos das curtas-metragens dos primórdios do cinema e da animação e as suas dimensões narrativas, sonoro-musicais e técnicas, através do trabalho do músico-compositor Filipe Raposo e do realizador Bruno Caetano, a partir de três eixos:


O filme O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto é o núcleo deste ciclo.

O projeto Novos Criadores das Infâncias, na sua 5.ª edição

A esta equipa junta-se Dora Batalim, especialista em livros infantis e ilustração.


Ficha Técnica:

Dora Batalim SottoMayor

Bruno Caetano

Bruna de Moura

Tomás Longo

Duarte Carvalho

José Cavaco


Comentários