À procura de Lem - Saguenail e Regina Guimarães para a folha de sala

Estreou ontem e continua até Domingo, na Sala de Ensaio do CCB, o espetáculo de teatro de marionetas À procura de Lem, do Teatro de Ferro.

Partilhamos aqui o texto de introdução encontrado na folha de sala, da autoria de Saguenail e Regina Guimarães.

À procura de Lem - Imagem da folha de sala
(c)Teatro de Ferro


À procura de Lem

Stanislaw Lem (1921-2006), o escritor polaco em torno de cujas pessoa e obra este espectáculo foi construído, é uma figura literária famosa e publicada no mundo inteiro em colecções de cariz popular e, ao mesmo tempo, um autor paradoxalmente desconhecido. Pegando apenas no exemplo da atenção que o cinema dedicou aos seus textos, verificamos que, por um lado, dois cineastas de referência, Andrei Tarkovski e Steven Soderbergh, adaptaram o romance «Solaris», por outro, inúmeros filmes, alguns dos quais estrondosos sucessos de bilheteira – nomeadamente «Matrix» de Les Wachowski ou «eXistenZ» de David Cronenberg – se inspiraram do universo, das reflexões, das conjecturas, dos enredos de Lem sem que o seu nome jamais seja citado. Para esta equipa reunida pelo Teatro de Ferro, tratava-se pois de fabricar um objecto que despertasse a curiosidade pelo legado de Lem e pelas inquietações de que os seus livros são portadores.

Cena do espetáculo À procura de Lem, do Teatro de Ferro
(c)CCB/Manuel Ruas Moreira


A obra de Lem é muito vasta e explora, dentro do género apelidado de «ficção científica», questões filosóficas e éticas muito variadas – do lugar da humanidade no universo ao desespero do homem confrontado com as suas limitações, passando pela interrogação acerca da inteligência. Dentro desse manancial de assuntos interessantes e importantes, escolhemos temas cuja actualidade ou intemporalidade nos parecem notórias, a saber: a traição, a paranóia, a duplicação e a duplicidade, não esquecendo a relação de profunda dependência que a ciência tem com a política sem que essa relação seja norteada por uma deontologia rigorosa e específica.

Carla Veloso no espetáculo À procura de Lem, do Teatro de Ferro
(c)CCB/Manuel Ruas Moreira

Dentro dos seus livros, Lem trabalha sempre no segundo grau, todo e qualquer enunciado é passível de ser desdito umas páginas adiante. Então, em lugar de explorar o princípio da mentira inerente à linguagem e às explicações, preferimos privilegiar uma tomada de consciência de que, aquém ou além da expressão verbal, as próprias emoções são terríveis instrumentos de manipulação.

Como Lem e como um número felizmente muito elevado de pensadores, ficcionistas, dramaturgos e poetas, façamos do exercício da dúvida uma prova de apreço pela vida.


Saguenail e Regina Guimarães
(Nota: os autores escrevem de acordo com a antiga ortografia)

Cena do espetáculo À procura de Lem, do Teatro de Ferro
(c)CCB/Manuel Ruas Moreira



À procura de Lem
28 a 31 de Janeiro - CCB
M/12

Encenação Igor Gandra / Dramaturgia e realização Saguenail / Texto Regina Guimarães / Cenografia Igor Gandra e Hernâni Miranda / Direção de movimento Carla Veloso / Sonoplastia Hélder Marciano e Igor Gandra / Realização plástica Hernâni Miranda / Caracterização e efeitos especiais Ricardo Graça e Júlio Alves / Vídeo de cena, imagem e edição Riot Films / Desenho de luz Teatro de Ferro e Mariana Figueroa / Interpretação Carla Veloso, Hernâni Miranda, Igor Gandra, Igor Silva, João César e Rita Trigo / Operação de Luz Mariana Figueroa / Oficina de construção Américo Castanheira/Tudo Faço, Ana Ferreira (costura), Luísa Natário, Pedro Esperança, Carlota Gandra, João César e Igor Silva (estagiários - Chapitô), Daniel Cardoso (estagiário - Escola Profissional do Centro Juvenil de Campanhã)

Produção Teatro de Ferro / Coprodução CCB/Fábrica das Artes e Teatro Municipal do Porto

Agradecimentos Susana Veloso

O Teatro de Ferro é uma estrutura financiada pelo Governo de Portugal – Ministério da Cultura, Direção-Geral das Artes

Bilhetes à venda no site do CCB, Ticketline e bilheteira CCB.

Comentários

Mensagens populares